Dos filhos deste solo es Mãe gentil

 

 

 

 

 

Pátria amada BraZil

 

 

 

Por Caliana Mesquita

 

BRASIL

 

 

 

 

 

Há quem diga que “dinheiro não é tudo mais é 100%”.Mas quando se obtêm o desejado, os fins compensam os meios? A resposta deste questionamento esta exposta nos olhos dos mais de três milhões de cidadão brasileiros, que saíram do seu país em busca de melhores condições de renda, mas poucos conseguiram melhores condições de vida. Jovens, adultos e idosos deixando sua terra em busca de um sonho, que quando não acaba em pesadelo, dura menos que uma noite.

 

 

 

Recentemente os brasileiros se emocionaram com o drama vivido por Dionísia Rosa, uma senhora de 77 anos, que viajou para a Espanha para visitar sua filha, e foi extraditada pelo governo espanhol no aeroporto Barajas, em Madri. A senhora ficou quatro noites no salão do aeroporto da capital espanhola devido ao não cumprimento das exigência feitas pelo governo, para a entrada de visitantes. A pesar de a idosa estar acompanhada pela neta, que encontra-se legal no país, o fato da filha e do genro da aposentada viverem ilegal, agravou ainda mais a situação.

 

 

 

Legislação a parte, o fato é que dona Dionísia, após quatro dias dentro de uma prisão precária e sobre um tratamento humilhante, frio e irônico, sentiu na pele a "cordialidade" dos nossos hermanos e descreveu o seu drama naqueles dias. “ Cheguei a colocar sangue pelo nariz. Isso nunca tinha acontecido, de tão emocionada que eu fiquei.... Nem banho pude tomar pois minhas roupas estavam na mala e eles não me deram” comenta. Em reportagens exibidas pelas redes nacionais de comunicação, a aposentada faz um apelo aos seus parentes: “Em nome de Jesus, meus filhos, venham pra aqui, que isso ai não é terra pra vocês não”, disse Dionísia.

 

DIONISIA ROSA

 

A Espanha é um dos países mais rigorosos para liberar a entrada de brasileiros no seu território. Uma exigência que incomodou as nossas autoridades. O Itamaraty resolveu retribuir com a mesma moeda a “cordialidade” dos espanhóis, fornecendo a eles o mesmo tratamento que nos é oferecido. A partir do mês de abril as exigências para a entrada de espanhóis no Brasil será mais dura e severa.

 

 

 

Mas a Espanha não é o único país que trata de forma diferente brasileiros. A descriminação ou mesmo desvalorização do nosso povo, esta espalhada por quase todo o globo. Mas, mesmo assim, o numero de brasileiros, que preferem tentar a vida fora da sua nação, ainda impressiona.

 

 

 

Em 2010 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), contabilizou, pela primeira vez, o numero de brasileiros que moram fora do Brasil. Os resultados apontaram que o destino mais procurado pelos “ aventureiros da esperança” são os Estados Unidos com 23,8%dos 492 mil emigrantes registrados pelo Instituto, seguido por Portugal (13,4%) e Espanha (9,4%). O Japão (7,4%) e Itália (7%) ocupam a quarta e quinta posição. O IBGE levantou dados entre agosto de 2009 e julho de 2010. O Ministério das Relações Exteriores atualizam estas informações, afirmando que, hoje existem cerca de 2 a 3,7 milhões de brasileiros fora do Brasil.

 

 

 

AEROPORTO

 

ESTADOS UNIDOS

 

 

 

A fantasia dos brasileiros de morar nos Estados Unidos, prioritariamente, teve inicio na década de 1980, quando o status de potência Americana passou a estreitar as relações Brasil-Estados Unidos, aflorando na imaginação do nosso povo o sonho de ganhar a América. Mas a vida real é bem diferente dos contos de fadas.

 

 

 

“Não penso em voltar. Eles dizem toda hora I love, mas é enquanto somos uteis a eles, mas basta desagrada-los uma vez para sermos descartados como coisas”, essas são as palavras de Marinalva Souza , 60 anos, ao retornar dos Estados Unidos onde a comerciante brasileira morou por cinco anos, trabalhando de empregada domestica e babá. Este é outro dado levantado pelo IBGE, que apontou a venda da força de trabalho como um dos principais motivos para a emigração.

 

 

 

Mas dados apontados, também pelo IBGE, mostraram que existem, no Brasil, cerda de 700 mil estrangeiros. Eles veem conhecer nossa terra, e devido a recepção que encontram do nosso povo, resolvem morar. Pessoas que não detinham grandes bens em seus países mas, ao chegarem no Brasil, se apossam de grandes propriedades e, em poucos anos, elevam seus padrão de vida. E ao contrario da opinião dos brasileiros, eles não pensam em retornar aos seus países de origem.

 

RIQUEZAS

 

O Brasil é considerado pelo mundo o melhor lugar para se morar,. Não pelo clima refrescante que envolve os quatro cantos desta terra, do Oiapoque ao Xuí. Não pela existência de riquezas que cobre as terras rochosas desta terra iluminado o país inteiro. Nem tão pouco pela extensão de matas e rios que colocam o Brasil como terra abençoada por Deus. A maior riqueza desta nação é o povo brasileiro que sabe unir o globo em um único território e fazer com que todos eles se se sintam em casa. Se bem, que o Brasil é a casa do mundo, é a casa do futuro. Foi aqui que Deus resolveu descansar e é por este motivo que americanos, espanhóis, franceses, japoneses podem tornar a vida do brasileiro difícil em suas terras, mas aqui sempre terá um lugar guardado para esperar seus filhos. Pois o Brasil é terra Mãe, mãe baiana, mãe carioca, mãe paulista, mãe amazonense, mãe gaúcha. Mãe, simplesmente Mãe